O que você se considera: otaku ou fã de animes e mangás? Tem quem ainda não admita o primeiro rótulo, por causa das raízes do termo, que designava aqueles que não saem de casa por suas paixões – algo como o hikikomori.
Os japoneses, no entanto, parecem estar assumindo ser otaku.
Em uma pesquisa, feita no terceiro trimestre deste ano com pouco mais de 10 mil japoneses, 2.581 pessoas (25,6%) se declararam otaku ou já foram chamados assim alguma vez. De acordo com o Instituto de Pesquisa Yano, que levantou esse e outros dados sobre mercado, o aumento é devido ao crescimento do número de otakus leves ou raito-na otaku (light otaku), os consumidores esporádicos de animes, mangás e seus produtos derivados.
O estudo também apontou que o setor de jogos online cresceu 40,5% de 2009 a 2010, faturando no ano passado 299 bilhões de ienes (R$ 6,7 bilhões). O grande aumento se deu por causa dos jogos sociais e em smartphones. Outro setor, este prometendo grande avanço neste ano, é o de mangás eletrônicos. No ano passado, eles cresceram 28% e, em 2011, mais 30% estão previstos, alcançando a marca de 70 bilhões de ienes (R$ 1,6 bilhão). Ainda segundo a pesquisa, os produtos adultos queda leve em 2011, de aproximadamente 3%.
0 Comentários
Escreva o seu comentário sobre a notícia!